A Birel SudAm é parceira da Mauro Competições e apoiou o piloto Nikolas Gaigalas na temporada de 2014.
A marca chegou no Brasil em meados dos anos 90. O detentor dos direitos da marca era Zeca Giaffone, patriarca de uma das famílias mais respeitadas no automobilismo nacional. A Birel chegou no mercado nacional juntando-se com a fábrica do Giaffone, a ZF, criada ainda na década de 80.
Em 2001, a marca foi comprada pelo empresário e piloto Luís Sousa, e na temporada de 2002 começou o que seria uma revolução na concorrência de fábricas de chassi no Brasil. Ganhou uma moderna fábrica no município de Barueri, na Grande São Paulo, e adotou uma arrojada política de mercado, pesquisa e desenvolvimento de seus produtos. Dois anos mais tarde, em 2004, o comando da fábrica passou para as mãos de Marcelo Petriccione que deu sequência à política arrojada de mercado e colocou a Birel Sudam como a principal marca do país nos anos seguintes.
A mudança mais recente na história da fábrica se deu em 2013. Já com sua sede na capital paulista, a Birel Sudam viu Onassis Souza assumir a cadeira principal com o objetivo de dar sequência ao caminho das vitórias trilhado desde os anos 60, na Itália.
Com vitórias em várias categorias, a empresa figura entre as mais conceituadas e competentes fabricantes de kart no mundo.